quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Malê Debalê realiza mais uma edição do Concurso Negra e Negro Malê.

O Bloco Afro Malê Debalê levará a Nigéria para a avenida, com o tema: REINO NEGRO DOS HAUSSAS:MALÊ DEBALÊ CANTA A NIGÉRIA, no mês de janeiro, um dos eventos que antecipam o carnaval, é o Concurso Negra e Negro Malê 2016, realizado na sede do Bloco, em Itapuã, bairro histórico de Salvador.

O Concurso, que está na sua 37ª edição, elege uma Mulher Negra e um Homem Negro, que representarão a entidade no Carnaval e nos demais eventos durante um ano, simbolizando a força e a beleza do povo negro. O Intuito do Concurso é exaltar e celebrar a negritude, e o empoderamento do povo negro.

Pra atual Rainha do Bloco, Gisele Matamba, que encerra o reinado no dia do evento, o Concurso Negra e Negro Malê acrescentou à sua vida, o poder de ser porta voz da sua comunidade negra, que rompe as barreiras do bairro de Itapuã, não a toa intitulou-se o bloco como o maior balé Afro do mundo. Para ela, o Malê de Balê abraça diversas discussões importantes para a construção de uma sociedade mais inteligente e menos alienativa, com iniciativas inteligentes através de um conceito “Odara”.

Após a etapa de pré-seleção, ocorrida no dia 13 de janeiro, 12 homens e 08 mulheres foram classificados e defenderão sua candidatura no dia 24 de janeiro.

Para a Coordenadora de Dança do Bloco, Jany Salles, a dança é a essência do Malê, ela simboliza as questões culturais, religiosas e artísticas do Bloco, ela é uma forma de afirmação da identidade negra. O balé do Malê Debalê é um espetáculo contagiante, é uma expressão da resistência do povo negro.

O evento é um espetáculo artístico que contará com a apresentação da Banda Malê, do corpo de ballet do bloco e de convidados especiais. Neste ano, será lançado o Troféu “Personalidades Malê” que tem o intuito de homenagear personalidades negras que fortalecem a imagem do povo negro em todo país. Este ano, a personalidade escolhida, será a grande atriz Neusa Borges.

Para o Coordenador Artístico e estilista do Bloco, Jean Nogueira, responsável também, pela concepção artística do evento, o concurso evolui a cada ano, tomando novas dimensões, e se tornando referência para a sociedade negra.  Ele fica muito feliz ao ouvir de uma criança, que o seu sonho é ser a rainha do Malê.  Isso reforça o compromisso do Bloco com a comunidade, e comprova a relevância do Concurso, realizado há 37 anos, tradição, que já está no calendário da negritude.

Serviço: CONCURSO NEGRA E NEGRO MALÊ
Quando: 24/01/2016 – 18h

Local: Sede do Bloco Malê Debalê, Abaete - Itapuã
INGRESSOS NO LOCAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário