terça-feira, 20 de outubro de 2015

Mídia Periférica marca presença no show dos Racionais MC’s

Na noite de sábado (17) o Mídia Periférica esteve presente na turnê “Cores & Valores” dos Racionais MC’s no Cais Dourado. Além da presença dos sortudos que ganharam a promoção realizada pelo MP em parceria com a produtora Boogie Naipe, estávamos lá fazendo a cobertura fotográfica do Show!

O grupo de rap voltou à capital baiana trazendo a sua turnê comemorativa dos 25 anos de carreira, em uma única apresentação, encerrada já na madrugada de domingo. Além das novas faixas de “Cores & Valores” o show foi marcado por grandes sucessos como Negro Drama, Diário de Um Detento e Vida Loka, essas, cantadas em coro por um público empolgado!

O Racionais apresentou um espetáculo completo para seus fãs, lançando mão de tela de leds, fumaça e uma áurea de mistério, superaram todas as expectativas! A noite rolou no maior clima de paz, deixando na gente que tava lá assistindo, a vontade de estar no show de encerramento dessa turnê, lá na Fundição Progresso (RJ). A noite contou também com shows de abertura do grupo Nova Era, MC Vandal e Dj Nai Sena e participações especiais de outros artistas da cena hip hop de Salvador.

Os Racionais MC’s surgem nos anos 80 na periferia de São Paulo. De lá pra cá os rappers paulistas Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay vêm abordando em suas letras temas sociais da periferia,  denúncias e conscientização política. O álbum mais recente “Cores e Valores” foi lançado em novembro de 2014, trazendo no repertório quinze faixas inéditas.

O rap é reconhecido pela representatividade junto às juventudes das periferias, refletindo na formação da identidade, senso crítico e sentimento de pertencimento. Através dessa cultura de rua os rappers trazem nas letras a construção de narrativas sobre violência, desigualdade social, racismo e violação dos direitos

Mais significante do que ouvir a voz da periferia e sentí-la sendo representada, foi compartilhar o brilho nos olhos e realização de um sonho profissional e pessoal de um jovem negro, nascido e criado em Sussuarana, o Diego Pixaim, que realizou a cobertura fotográfica pelo mídia Periférica. Fã dos Racionais desde os oitos anos, ele afirma que cresceu ouvindo os rappers e tendo-os como referências:

"Quando fiquei sabendo que o MP tinha me selecionado pra fazer essa cobertura fiquei louco, não acreditava que iria em um só dia realizar dois sonhos: fotografar um grande show e conhecer de perto esses caras que sou fã desde criança. No momento eu não sabia se registrava as cenas ou se gritava e cantava euforicamente. Falei com o Mano Brown e o abracei com lágrimas nos olhos, me senti realizado! Só tenho a agradecer ao MP por essa oportunidade. Espero que como essa, muitas outras possam vir!", contou Pixaim sobre a experiência. E concluiu com um trecho da música "Diário de um detento": "AQUI ESTOU, MAIS UM DIA!"

Representatividade, reverberação e empoderamento da juventude de periferia. Aqui tem jovem negro da quebrada ocupando espaços, protagonizando lutas e ações, tendo vez e se fortalecendo coletivamente. 

De onde a gente vem tem mais, muito mais!







Nenhum comentário:

Postar um comentário