sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Jovens se reunem na capital para o último Encontro Interterritorial de Juventude do Leste Baiano

Por Bruna Calasans.

O Mídia Periférica realizou cobertura colaborativa nos dois dias do Encontro Interterritorial de Juventude do Leste Baiano. As atividades foram iniciadas com o credenciamento na manhã de quinta-feira (08), no auditório do Hotel Sol Victória Marina.
Segundo a organizacão do evento 103 delegados do território Metropolitano de Salvador e 24 do Recôncavo Baiano (além dos participantes observadores) estiveram reunidos dialogando as necessidades e fortalecendo a pauta das propostas surgidas nas etapas municipais das Conferências de Juventude. 
O primeiro dia foi marcado por palestras e contribuições do plenário. Hoje pela manhã a programação foi retomada com o balanço da política estadual,  apresentado por Jabes Soares (coordenador estadual de juventude). Após o almoço os participantes foram divididos em grupos de trabalhos, tendo em vista o debate sobre as necessidades territoriais e a formulação de propostas que irão subsidiar a construção do Plano Estadual de Juventude. Ao final da tarde as propostas foram aprovadas, encerrando com a eleição de 82 delegados do território Metropolitano de Salvador e 14 do Recôncavo Baiano.
As etapas que antecedem a Conferência Nacional buscam oportunizar espaços de debates e diálogos com atenção para o desenvolvimento e aplicação de políticas públicas para a juventude, potencializando a participação social e o protagonismo juvenil diante da formulação de propostas e estratégias que contribuam com a mudança do Brasil. Os diálogos priorizaram os eixos temáticos do Estatuto da Juventude, pautando os direitos que devem ser assegurados, sobretudo: a emancipação e autonomia juvenil, bem-estar juvenil, desenvolvimento da cidadania e organização juvenil, apoio à criatividade juvenil e reconhecimento das diversidades.
O evento foi promovido pelo Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). E antecede a Conferência Estadual de Juventude, que acontecerá entre 29 e 31 de outubro, também em Salvador.
A ocupação de espaços de deliberação como esse pela juventude é de extrema importância, propiciando a participação social, reflexão crítica e o protagonismo juvenil. A juventude precisa ser empoderada, ter vez nas decisões e estar atenta ao monitoramento das políticas públicas.


  



Nenhum comentário:

Postar um comentário