quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Projeto Leva Cinema à Locais Remotos de Sussuarana na Periferia de Salvador.

"A nossa pretensão é rodar por vários locais da comunidade, levando diferentes filmes e aproximando a cultura para as pessoas desses locais, além disso, a iniciativa tem o intuito de igualar os direitos de acesso à cultura, educação e comunicação."


No último domingo (13/09), iniciamos o projeto Cine Mídia Periférica, considerada como a sétima arte, o cinema também tem o poder de transmitir mensagens que ajudam na educação do indivíduo, através da promoção da cultura. Exibimos o filme “5x Favela Agora Por Nós Mesmos” em uma região ingrime da comunidade de Sussuarana, para aproximadamente 50 pessoas, de acordo com o Ministério da Cultura, 87% da população brasileira não frequenta as salas de exibição. Quando o assunto é comunidades de grande vulnerabilidade social, o acesso a esse tipo de lazer é dificultado pela falta de locais e recursos, o que justifica que boa parte dos moradores nunca tiveram a experiência de assistir a um filme coletivamente. Nas periferias, de fato não chegam politicas publicas, as que chegam, são somente o braço armado do governo.


Com o intuito de contribuir para mudança dessa realidade, em parceria com Grupos Culturais da Comunidades (GACCSS), Líderes Comunitários e o Estação Juventude, exibimos o filme que conta 5 diferentes histórias, contadas por jovens cineastas de favelas do Rio de Janeiro, cada roteiro tem uma relação direta com histórias vividas dentro das favelas, e com uma abordagem sutil, sobre as dificuldades existentes em cada local, e como elas podem acabar e serem resolvidas. A comunidade local recebeu bem a iniciativa, e no final da exibição, as criancinhas já perguntavam quando seria a próxima exibição, O lanche (pipoca e refrigerante) dos moradores foi garantido por doação de comerciantes locais.

A nossa pretensão é rodar por vários locais da comunidade, levando diferentes filmes e aproximando a cultura para as pessoas desses locais, além disso, a iniciativa tem o intuito de igualar os direitos de acesso à cultura, educação e comunicação. Pretendemos exibir sessões quinzenais, com o objetivo de atingir todas as áreas remotas da comunidade. Os filmes a serem exibidos têm censura livre e temática voltada a questões sociais que servirão de base para discussões e outras atividades pela comunidade.


Um comentário:

  1. Maneiro, que demais. A escolha dos filmes realmente é importante já que, com filmes, dá pra instigar a crítica da galera.

    ResponderExcluir